segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Curiosidades

Curiosidades sobre mongóis:

Alimentação
Você sabia que os mongóis conheciam vários pratos típicos devido a sua alimentação, que consistia em carne e leite. Os ossos que sobravam eles davam para seus cães que assim como hoje tem muitas utilidades.
Os cães estariam sempre em suas batalhas para auxiliá-los.
Seu prato especial como alguns acham era o iogurte (palavra Mongólia), seu iogurte era uma espécie de leite talhado. Com o leite, além de beber faziam vários tipos de queijos.

Higiene (Impressionante!)
O povo mongol mal se preocupava com sua higiene mas para seu espanto era o povo que tinha menos taxa de mortalidade em relação aos europeus. Sua taxa de vida era de 55 anos enquanto a na Europa a taxa era de 45 anos.
Mas quanto a higiene para termos uma ideia os mongóis não usavam talheres, comiam com as mãos e essas que por sua vez nunca eram lavadas (exceto quando tomavam banho) quando usavam talheres a situação piorava, os pratos não eram lavados e sim mergulhados numa bacia cheia de gordura animal, pois os mongóis acreditavam que se mergulhassem na gordura animal o prato era desinfetado. Sua higiene quando cumprida era meio que severa.

Vestes
Os mongóis vestiam túnicas e as mulheres tinham suas vestes divididas por estado civil. Mulheres solteiras vestiam-se com túnicas curtas e coloridas.
Já as casadas cobriam todo o corpo com longas túnicas. As casadas levavam insígnias em seus chapéus assim poderiam saber com quem eram casadas, se uma mulher casada aparecesse em público sem chapéu poderia ser apedrejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário