quinta-feira, 25 de junho de 2009

Samurais

Os samurais eram guerreiros leais ao império, durante o Japão medieval. Nesse tempo o país estava vivendo um momento conturbado em que o imperador estava perdendo seu poder, ele era apenas obedecido em Kyoto, a capital, no restante do país, o Japão estava nas “mãos” de proprietários de terras, então surgiram os samurais para “fazer frente a essa desvantajosa situação”.

Aos poucos os samurais conseguiram poder e foram chamados de xoguns, samurais nobilitados pelo imperador, ou seja, tinham virado “nobres”. Eles começaram a ter influência nas decisões do imperador, esse tipo de governo foi chamado de bakufu, que quer dizer governo acampado. Os samurais também formaram grandes clãs, que disputavam entre si o controle interno do Japão.

Eles tinham sua própria cultura, eles eram orientados por um código rígido de ética, chamado de bushido. Os samurais eram educados desde pequenos para terem obediência e para saberem lutar, nas batalhas eles faziam referências aos seus antepassados, ao seus senhores e ao poder de suas espadas, ou seja, essa tradição indicava que os samurais tinham um grande respeito aos seus familiares e que para eles a honra era algo inqüestionável, como o respeito por seus familiares. Durante uma batalha eles deviam estar preparados para matar seus inimigos e morrer com glória.

Os samurais passavam seus conhecimentos, de luta e ética, apenas para seus descendentes, ou seja, era uma classe hereditária. A classe dos samurais era uma classe que era formada por “clãs familiares”. Quando um samurai não tinha um senhor, ele era chamado de ronin, ele não tinha proteção de um proprietário de terras, por isso muitas vezes viravam bandidos ou tinham que vender suas

espadas para trocar por dinheiro ou comida.

Eles não eram apenas guerreiros, mas também prestigiavam arranjos florais, teatros e poemas, o que poderiam ser praticados por eles, a maioria dos samurais eram budistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário