sábado, 17 de outubro de 2009

Você Sabia? - Igreja Anglicana


Você sabia que a Igreja Anglicana surgiu em 1533, na Inglaterra, por intermédio do rei Henrique VIII? O Anglicanismo originou-se do dilema que o rei inglês estava passando em sua vida: ele queria se divorciar da rainha Catarina de Aragão, porque ele acabou se apaixonando por Ana Bolena, porém, o papa Clemente VII discordou da escolha do rei e se negou a abençõar a nova união. Henrique VII ficou furioso com o papa e suas idéias, a partir daí, ele decidiu criar uma nova religĩao,não tão diferente do catolicismo, só que mais liberal.
A Igreja Anglicana tem características protestantes e católicas. O anglicanismo acredita na santíssima trindade, segue as sagradas escrituras e também possui uma hierarquia,mas não aceita o "posto de comando" do papa católico.
Um ponto interessante dessa religião é que os fiéis podem escolher a "personalidade" da sua liturgia, a igreja pode ser mais centrada na pregação(estilo protestante), pode ser parecida com as missas católicas e também um meio-termo entre os outros dois estilos(modo mais utilizado no Brasil).
A igreja Anglicana mudou ao longo dos tempos, e isso gera atualmente diversas discussões entre os liberais e os conservadores.
Duas grandes discussões aconteceram, com dois temas difíceis de serem resolvidos: a admissão de sacerdotes do sexo feminino e a aceitação de casamentos homossexuais na religião, e esses dois temas deixaram a situação da Igreja Anglicana mais crítica do que já estava, deixando para o anglicanismo três opções que podem comprometer o meio religioso: a decisão entre aceitar mulheres no sacerdócio e homossexuais no matrimônio e no clero, voltar às origens com a igreja católica ou recriar a igreja anglicana. Essa decisão difícil de ser tomada está na responsabilidade do alto clero da igreja anglicana. Só resta a nós esperar o resultado dessa decisão.