terça-feira, 18 de agosto de 2009

Luis XVI - O Rei Sol (Quesito 12, Ficha 1)

O apogeu do absolutismo na França aconteceu durante o reinado de Luís XIV (o rei Sol), para ele dizer que tinha poder, Luís XIV, ordenou a construção do magnífico palácio de Versalhes. Seu ministro, Colbert, reforçou o mercantilismo francês estimulando as manufaturas de luxo e a reforçou a colonização da América. Ele era um rei absolutista.
O “Rei Sol” era um rei monarca muito autocrático, tanto é que sua frase era: “l’etat c’est moi” (eu sou o Estado), ele adorava dançar. A corte de Luís XIV gostava de ir a espetáculos de teatro e balé, esbanjava de jóias, etc. Tanto luxo do rei custava muito caro, o que o fez aumentar os impostos e a população trabalhadora vivia em grandes dificuldades.
Ele recebeu o apelido de Rei Sol, pois o Sol era um astro regular e grandioso, mas há fontes que dizem que foi pelas jóias, espetáculos de teatros e balés, etc. Seu símbolo era uma espécie de sol com um rosto no meio.

Históriaaki

Mensagem Secreta - Galileu Galilei (Quesito 12, Ficha 2)

BOMBA DA HISTÓRIA: Hoje, 18 de Agosto, historiadores descobriram uma mensagem secreta, escondida no livro sidereus nincius ("Mensageiro das Estrelas") escrito por Galileu Galilei, uma rápida biografia, prevendo o sucesso do colega, supostamente feita pelo amigo Papa Urbano VIII, leia essa frase: "Em 1611 foi convocado a Roma onde apresentou as suas descobertas ao Colégio Romano dos Jesuítas, onde se encontrava com o futuro Papa Urbano VIII, de quem ficou amigo"

Texto na contra-capa do livro, escrito em código desconhecido:

Galileu teve vários momentos interessantes em sua vida. Bom, vamos começar pelo início, Galileu nasceu em 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa, estudou e deu aulas particulares na cidade de Florença. Um momento interessante foi o significativo aprimoramento do telescópio, que ocorreu em 1609, quando ele ficou sabendo que vendia-se um telescópio em Veneza, à pesar de simples, Galileu aprimorou e aumentou o zoom do telescópio em trinta vezes e assim conseguiu observar vários astros, e também pequenos detalhes nunca antes vistos do sol e da lua. A partir dos seus estudos e sua pesquisa de observação, Galileu regenerou uma teoria de Nicolau Copérnico, que é conhecida como “Heliocentrismo”, que é a teoria que diz que o sol é o centro e que todos os planetas e astros giram ao redor dele, diferente do que a população pensava na época, que a Terra era o centro.
Em pouco tempo obteve o conhecimento público e se tornou famoso como matemático e Filósofo, além de observar as fases da Lua, também observou os fases de Vênus, mais provas para a sua teoria.
Entre essas e outras histórias consideramos a vida de Galileu interessante, cheia de novas descobertas e surpresas para ele e toda a humanidade até hoje.


Esperançoso pelo sucesso,
Papa Urbano VIII


Situação fictícia criada para bens didáticos

Históriaaki

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Entrevista exclusiva com Leonardo Da Vinci (Quesito 4, Ficha 1)

Equipe do Históriaaki: Qual o seu nome completo?
Leonardo Da Vinci: Leonardo di ser Piero da Vinci

EH: Qual a sua data de nascimento?
LV: Nasci em 15 de Abril de 1452, acho que já estou um pouco velho.
(risos)

EH: Onde você nasceu?
LV: Em Vinci, Toscana, Itália.

EH: Qual das atribuições conferidas a você prefere: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta ou músico?
LV: Suponho que sou um pouco de tudo, então chame como quiser.

EH: A pergunta que todos querem saber é: Onde você busca inspiração para pintar quadros como La gioconda, A Última ceia ou fazer desenhos como o Homem vitruviano?
LV: Prefiro não revelar meus segredos.

EH: E sobre a acusação de relações homossexuais (proibida na Florença da epóca), em 1476, com um modelo de Florença muito popular, você confirma?
LV: Sobre minha vida pessoal prefiro não revelar nada.

EH: Agora vamos falar de um assunto delicado, sua morte, quando você morreu e onde?
LV: Morri em 2 de Maio de 1519, Clos Lucé na França, onde vivi meus últimos anos de vida.

Equipe do Históriaaki: Obrigado Leonardo, foi um prazer poder fazer essa entrevista, diretamente da Capela de Saint-Hubert, no Castelo de Amboise, na França (onde Leonardo foi enterrado) para o Históriaaki.
LV: Eu também agradeço.

Situação fictícia criada para bens didáticos

Históriaaki

Curiosidades

Curiosidades sobre mongóis:

Alimentação
Você sabia que os mongóis conheciam vários pratos típicos devido a sua alimentação, que consistia em carne e leite. Os ossos que sobravam eles davam para seus cães que assim como hoje tem muitas utilidades.
Os cães estariam sempre em suas batalhas para auxiliá-los.
Seu prato especial como alguns acham era o iogurte (palavra Mongólia), seu iogurte era uma espécie de leite talhado. Com o leite, além de beber faziam vários tipos de queijos.

Higiene (Impressionante!)
O povo mongol mal se preocupava com sua higiene mas para seu espanto era o povo que tinha menos taxa de mortalidade em relação aos europeus. Sua taxa de vida era de 55 anos enquanto a na Europa a taxa era de 45 anos.
Mas quanto a higiene para termos uma ideia os mongóis não usavam talheres, comiam com as mãos e essas que por sua vez nunca eram lavadas (exceto quando tomavam banho) quando usavam talheres a situação piorava, os pratos não eram lavados e sim mergulhados numa bacia cheia de gordura animal, pois os mongóis acreditavam que se mergulhassem na gordura animal o prato era desinfetado. Sua higiene quando cumprida era meio que severa.

Vestes
Os mongóis vestiam túnicas e as mulheres tinham suas vestes divididas por estado civil. Mulheres solteiras vestiam-se com túnicas curtas e coloridas.
Já as casadas cobriam todo o corpo com longas túnicas. As casadas levavam insígnias em seus chapéus assim poderiam saber com quem eram casadas, se uma mulher casada aparecesse em público sem chapéu poderia ser apedrejada.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Surpresas!

Nós do Históriaaki fizemos uma enquete, no dia 25 de junho de 2009, perguntando o que as pessoas achavam sobre a cultura, religião e estilo de vida dos povos africanos e asiáticos ,e surpreendemo-nos ao saber que 66% das pessoas que participaram da pesquisa "querem obter mais conhecimento", esse é o propósito do blog.
Obrigado por todos que participaram da enquete.

Equipe Históriaaki